segunda-feira, 8 de junho de 2015

Conferência Municipal começa com a participação de crianças e adolescentes

Mesa de Abertura
O COMDICA realizou na manhã de hoje (08) a cerimônia de abertura da IX Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente do Recife. O objetivo da conferência é garantir e implementar a política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento do Conselho Municipal de Direitos. A abertura do evento contou com apresentações culturais do Grupo de Dança Arco-Íris dos Sonhos, formado por crianças atendidas pelo CERVAC, e do Grupo Musical Griô. Silvino Neto, professor da Escola de Conselhos de Pernambuco, realizou a palestra de abertura.
Grupo Griô

A mesa que abriu o evento contou com a presença do juiz titular da Vara da Infância, Élio Braz; das promotoras de Justiça, Rosa Maria Salvi da Carvalheira e Jecqueline Guillherme Aymar; de jovens integrantes do Fórum Social da Criança e do Adolescente, Max Jonas e Sindlly Santos; a presidente do CEDCA, Jaciara Arruda; e ainda das secretárias municipais, Ana Rita Suassuna (Direitos Humanos) e Elizabeth Godinho (Mulher). Para José Rufino, presidente do COMDICA, a conferência municipal é um momento de discussão, debate e criação de propostas em prol de políticas públicas para as crianças e os adolescentes. 

Jovens atendidos pelo CERVAC

A tarde foram formados os grupos temáticos. Entre os eixos orientadores para as discussões: a promoção dos direitos de criança e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos e, ainda, gestão da política municipal dos direitos humanos de crianças e adolescentes. A previsão é que o evento reúna ao longo de dois dias, 250 participantes, entre delegados, convidados e observadores. A conferência acontece no Recife Praia Hotel, das 8h às 17h.


Grupos discutem eixos orientadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário